quarta-feira, 29 de abril de 2015

6 erros que podem fazer com que seus clientes procurem outros agentes e como reverter a situação

Duh moment. Realization of a mistake
Então o cliente te procura, você começa a atender o cliente, ele sinaliza interesse em fechar negócio e você fica plenamente tranquilo, afinal, a comissão está garantida e o cliente conquistado, certo? Errado! O mercado imobiliário é altamente dinâmico e competitivo e os corretores precisam ficar de olho para não perder os clientes, caso contrário, o trabalho duro na fase inicial da negociação será em vão. Veja a seguir os principais erros que podem fazer os compradores procurarem outros corretores e fuja dessas atitudes errôneas a todo custo.

Permitir que os clientes saiam com mais perguntas do que respostas

Quando o atendimento é superficial e os clientes saem com mais perguntas do que respostas, o corretor corre sérios riscos de perder a venda. Isso é um erro dos graves, pois os profissionais devem aproveitar todos os momentos com os clientes para esclarecer as dúvidas deles e transformar as objeções em certezas.

Deixar de ouvir os compradores

Quando o corretor e o cliente não falam a mesma língua, fica difícil chegar a um entendimento. É preciso saber ouvir o comprador, entender as necessidades dele e conduzir a negociação com base nas expectativas do cliente. Isso evita as chances do cliente desistir da compra!

Falar demais

Sobrecarregar o atendimento com informações desnecessárias e que não agregam valor à negociação também é uma falha. O ideal é ser claro e objetivo, sempre priorizando as informações essenciais. Termos técnicos não são bem-vindos e a linguagem precisa ser o mais acessível possível para os clientes. Contar histórias de outras negociações ou trazer à tona questões paralelas ao negócio também deve ser evitado, pois revela falta de profissionalismo.

Não se preparar

Apresentar um imóvel com nervosismo, não saber responder aos questionamentos e mostrar despreparo no atendimento pode deixar o cliente inseguro em relação ao negócio e insatisfeito com o seu atendimento. Para evitar que isso aconteça com você, sempre faça a lição de casa, visite o imóvel, conheça as características da região, estude os pontos positivos e negativos do produto, crie uma estratégia de vendas antes de atender o cliente e demonstre autoridade no assunto.

Deixar a negociação correr solta

Dizem que o pior inimigo do corretor é o travesseiro, pois durante a noite de sono, o cliente pode acabar desistindo do negócio. Isso só não acontece quando os profissionais acompanham o cliente de perto, dando uma assistência completa. Ele pode até pedir um tempo para pensar, mas nesse caso você tem que estar sempre presente, seja através de um e-mail, um SMS ou um telefonema. Não seja sufocante e inconveniente, mas também não permita que ele se esqueça de você!

Ficar seguro demais

O cliente pode te tratar bem, ser simpático e demonstrar interesse em comprar o imóvel, mas isso não é nem de longe, sinônimo de contrato assinado. É preciso trabalhar incessantemente até fechar o negócio e depois da venda concluída, faça o possível para fidelizar o comprador. Se ele ficar satisfeito, a tendência é que ele te indique para os conhecidos e gere bons negócios para você no futuro.
E aí, você já cometeu algum desses erros? Se a resposta for afirmativa, ainda dá tempo de mudar de postura. Coloque nossas dicas em prática, não perca seus clientes para outros corretores e nem permita que eles busquem informações que você pode dar, em outras fontes como o Google. Até a próxima e continue de olho no nosso blog!

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