sábado, 25 de outubro de 2014

SISTEMA FOTOVOLTAICO

Aprenda como funciona o sistema de energia solar fotovoltaica conectado a rede da sua residência, comércio ou indústria. Esse sistema de gerar energia vai lhe possibilitar valorizar a sua propriedade além  de gerar a sua própria energia elétrica e praticamente acabar com a sua conta de luz!

Sistema Fotovoltaico Conectado a Rede
Passo a passo do sistema fotovoltaico:
  1. Painel Solar Fotovoltaico - Produz energia elétrica em corrente contínua.
  2. Inversor Solar inverte a corrente contínua em corrente alternada e equaliza com a rede elétrica - Desta for a a energia gerada pelo painel solar fica idêntica a energia que voce consome da rede elétrica e assim pode utilizá-la para o seu consumo próprio. 
  3. Quadro de Luz - A energia que sai do inversor solar vai para o seu "quadro de luz" e assim é distribuída para a sua casa, comércio ou indústria.(1)
  4. Eletricidade gerada pelos painéis solares (placas fotovoltaicas) alimenta utensílios, eletrodomésticos, equipamentos e máquinas.
  5. Excesso de Eletricidade volta para a rede elétrica através do relógio de luz fazendo ele "rodar ao contrario" (2), assim gerando um "crédito de energia" (3) para ser utilizado de noite ou nós próximos meses. Em outras palavras: você produz energia limpa com a luz do sol e reduz a sua conta de luz!!

(1) - Cada distribuidora de energia tem as suas regras e as exigências para conectar o seu sistema de energia solar fotovoltaica na rede elétrica variam bastante.
Por isso é importante você solicitar até 3 orçamentos de empresas experientes que possam ir até o seu local para fazer uma avaliação e lhe passar um orçamento fechado para o seu sistema fotovoltaico.

(2) - O seu relógio de luz antigo vai ser substituído por um relógio de luz novo que é "bidirecional" (mede a entrada e a saída de energia ). Desta forma ele será capaz de medir a energia que voce consome da rede elétrica e medir também a energia gerada em excesso pelo seu sistema fotovoltaico que é injetada na rede assim gerando "créditos de energia" (3).

(3) - Os "Créditos de Energia" são medidos em kWh. Para cada kWh gerado em excesso pelo seu sistema solar fotovoltaico voce recebe 1 crédito de kWh para ser consumido de noite ou nós próximos meses. Esse crédito é contabilizado pelo seu novo relógio de luz bidirecional e é medido pela sua distribuidora de energia. Desta forma, no final do mês quando voce recebe a sua conta de luz,  você vai ver quanto de energia voce consumiu da rede e quanta energia voce injetou na rede. Se você injetar mais na rede do que consumiu você terá créditos de energia para serem usados nos próximos meses. (4).

(4) -  Os créditos de energia são regulamentados pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) possuindo regras específicas que variam de acordo com a sua localização e sua classe de consumo (residência, comercial ou industrial).
Na página "A REGULAMENTAÇÂO" fazemos um resumo de como esse sistema de créditos funciona. De qualquer forma, isso é uma coisa que a empresa que vai instalar o seus painéis solares sabe e vai poder lhe explicar quando estiver fazendo o seu orçamento.

Existem diversos tipos de sistemas fotovoltaicos de energia solar, os principais são:
  • Sistema fotovoltaico Residencial conectado a rede (1-10Kwp)
  • Sistema fotovoltaico Comercial conectado a rede (10-100Kwp)
  • Sistema fotovoltaico Industrial conectado a rede (100 – 1000Kwp)
  • Usinas de Energia Solar ( igual ou maior que 1000kWp )
  • Sistemas fotovoltaicos isolados/autônomos de energia solar
  • Sistemas fotovoltaicos híbridos de energia solar
  • FONTE:http://www.portalsolar.com.br/sistema-fotovoltaico.html

Nenhum comentário: