quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Como fidelizar o Cliente

Como fidelizar o Cliente:
Os clientes estão mais exigentes e valorizam muito o detalhe na hora da escolha do produto, serviço ou marca. Acontece que a maioria das empresas sérias já fazem isso, o que significa que o detalhe virou commodity. O que você pode fazer então para ganhar esse cliente sabendo que seu concorrente também trabalha com a idéia do detalhe?
Os clientes estão mais exigentes e valorizam muito o detalhe na hora da escolha do produto, serviço ou marca. Acontece que a maioria das empresas sérias já fazem isso, o que significa que o detalhe virou commodity. O que você pode fazer então para ganhar esse cliente sabendo que seu concorrente também trabalha com a idéia do detalhe?
Fácil de entender, nem tão fácil de fazer: o segredo está no detalhe do detalhe. Pra ajudá-lo a compreender melhor, imagine a seguinte situação hipotética.
Você se hospeda em um hotel e quando chega no quarto, no final do dia, vê uma cesta de frutas à sua disposição. Esta cesta é enviada para todos os hospedes recém-chegados. Isso é o relacionamento com o cliente levado no detalhe, mas que facilmente poderá ser copiado por todos os hotéis da cidade assim que descobrirem esta estratégia.
Então você se hospeda em outro hotel e quando chega no quarto, no final do dia, vê uma tábua de queijos, uma pequena garrafa de vinho de 350 ml e uma revista sobre cinema. Esta cesta foi composta considerando informações fornecidas pelo cliente no seu check-in, pois quando da abertura do seu cadastro ele marcou na ficha que gosta de queijos, vinhos e cinema. Isso é detalhe do detalhe e não é nada fácil de se copiar.
Porque não é fácil de copiar? Porque primeiro você precisa saber mais sobre o cliente do que simplesmente seu nome e endereço. Segundo porque a decisão de como usar essa informação é subjetiva, é uma surpresa adaptada ao perfil do cliente.
Desenvolvendo melhor esse conceito podemos pensar o seguinte, o detalhe do detalhe é a personalização do relacionamento com o cliente elevada ao nível máximo. O detalhe do detalhe significa atender seu cliente de uma forma única, exclusiva, fazendo com que ele se sinta único e exclusivo.
Isso significa que quanto mais e melhores as informações que você tiver sobre seu cliente, maiores as chances de chegar no detalhe do detalhe.
Mas por favor, não procure receitas prontas de como surpreender seu cliente, ou correrá o risco de fazer igual ao seu concorrente. A partir daí o detalhe do detalhe passa a ser somente detalhe novamente.
O espírito é o de surpreender, entregar mais do que se espera, da forma mais específica e personalizada possível.
Ouse, inove, surpreenda e faça isso conhecendo seu cliente mais do que o concorrente.

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