segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Crédito Imobiliário: O que é, e quais são os requisitos básicos?

niciamos hoje aqui no blog uma série de matérias sobre Crédito Imobiliário – um tema muito importante porém pouco divulgado ou sempre tratado com uma linguagem mais difícil e longe do cotidiano das pessoas.
Abrimos espaço também para que especialistas e pessoas que já tiveram experiência neste tema na prática, possam auxiliar as dúvidas freqüentes que o texto possa gerar.
Hoje falaremos sobre o que realmente é o Crédito Imobiliário e os Requisitos Básicos para usufruir este serviço que está presente em muitos bancos*  (*Vamos citar exemplos e apresentar dados e requisitos do programa da Caixa Econômica Federal – banco que trabalha há mais tempo com o serviço).
O que é o Crédito Imobiliário?
O crédito imobiliário é um empréstimo feito e avaliado para quem deseja alugar ou comprar um imóvel para fins residenciais ou comerciais. Na maioria dos casos é preciso que você seja cliente do banco em questão, e passar por um cadastro que deve ser aprovado pela instituição provando que você terá necessidades de pagar o empréstimo e suas parcelas.
Para solicitar o programa de crédito imobiliário, a idade mínima é de 18 anos e o imóvel desejado deve estar de acordo com a linha de crédito que você solicita, assim como:
  • Não estar movendo nenhuma ação judicial contra o banco,
  • Não estar inadimplente com o banco,
  • Não possuir restrições cadastrais,
  • Estar enquadrado nas regras do FGTS, no caso de utilização de recursos do Fundo de Garantia.
O crédito imobiliário pode ainda ser solicitado para ajuda no término de uma construção ou para a compra de materiais necessários para a mesma. Muitas são as facilidades que as instituições bancárias e o próprio governo estão apresentando ultimamente para as pessoas que sonham com a casa própria, e mais detalhes sobre estes projetos e diferentes modalidades de crédito imobiliário nós veremos na próxima matéria.

Nenhum comentário: