domingo, 7 de setembro de 2014

Dicas para cuidar de orquídeas em casa

Uma das flores mais bonitas e utilizadas na decoração da casa, as orquídeas merecem cuidados especiais para florescer.

Quem gosta e pratica a jardinagem sabe que cada planta tem as suas peculiaridades e, por consequência, exige cuidados específicos. As orquídeas, por exemplo, são bastante delicadas, mas o principal ponto para mantê-las sempre bonitas e saudáveis é a observação. Com elas você deve redobrar a atenção com a quantidade de luz, água e adubo.

O crescimento da orquídea é mais lento e por isso não é preciso entrar em desespero se as flores desaparecerem. Para aqueles que adoram essa espécie, a seguir relacionamos outros cuidados necessários para que ela fique sempre bonita. Confira:

Tente recriar o ambiente natural da orquídea



Em seu ambiente natural, dentro da mata, as orquídeas costumam ficar apoiadas nas árvores, debaixo de folhas e galhos para garantir menos luminosidade. Elas também crescem em locais mais úmidos e retiram a água que precisam da umidade do ar. Por conta disso, procure colocar a sua orquídea em local arejado, úmido, mas sem tanta luminosidade, criando um ambiente propício para que ela cresça com saúde.

Utilize vasos de barro ao invés do plástico


As orquídeas gostam de umidade, mas não em excesso. Aliás, é a grande quantidade de água uma das causas mais frequentes de sua morte. Por isso, o vaso de barro é mais propício para o seu plantio já que absorve melhor o líquido. Ao colocar a orquídea em um vaso de plástico, a água pode ficar acumulada e se você não perceber, ela morre.
Cuidado na hora de regar a sua planta



Apesar de gostar da umidade, é preciso ter cuidado na hora de regar a sua orquídea. No verão, de duas a três vezes por semana será o suficiente, enquanto no inverno a dica é de uma a duas vezes.
Nos dias mais quentes, você ainda pode jogar água no chão e deixar que o vapor umedeça o ar, garantindo a quantidade necessária de água para a orquídea. Uma maneira prática de saber se ela está precisando de mais líquido é verificar com o dedo indicador o quão seca está a terra dentro do vaso para saber se será necessário regar.

Evite a grande exposição ao sol



Como já abordamos anteriormente, a orquídea gosta de pouca luminosidade. Por isso, coloque o vaso em um local onde não bata tanto sol. A preferência é que fique em um lugar mais distante de janelas e portas balcão. Se não tiver jeito de afastar a planta da luz solar, tente vedar essa iluminação ao máximo fazendo uma sombra com algum objeto, uma cortina talvez. Para saber se sua orquídea está recebendo muita luz fique de olho nas folhas, pois elas apresentarão uma coloração amarelada.

Nada de exagerar no adubo


A orquídea exige alguns nutrientes, mas assim como a água, eles não devem ser absorvidos em grande quantidade para não matar a planta. Em uma loja especializada, procure conversar com os vendedores para saber quais os produtos mais adequados.

Em casa, dissolva o adubo em água e vá borrifando a terra com essa mistura aos poucos. Outra dica é colocar o produto no canto do vaso para que, a cada nova irrigação, ele possa se espalhar por todo recipiente. Para que a planta absorva o adubo com mais eficiência, pulverize a orquídea com água uns 15 minutos antes de aplicar a mistura.

Os vasos devem estar distantes uns dos outros


Os vasos de planta devem ficar, pelo menos, cerca de 20 centímetros de distância uns dos outros. Isso pode evitar que uma espécie doente contamine a outra. No caso de pulgões ou cochonilhas aparecerem, use sabão de coco e uma escova para esfregar as folhas.

Materiais para manuseio das plantas devem estar sempre limpos
Para evitar doenças é importante que as tesouras ou facas usadas para o corte de folhas e pequenos galhos estejam esterilizadas. Para tanto, depois de lavar o material é importante que ele ainda passe por um enxágue de água fervente. Aplicar um pouco de canela em pó nas folhas e caule cortados também pode ajudar na cicatrização das plantas.
Jardinagem exige carinho e atenção. Portanto coloque todas essas dicas em prática e tenha em casa flores sempre bonitas e saudáveis.


Fonte:http://www.imovelweb.com.br/noticias/dicas-para-cuidar-de-orquideas-em-casa/?utm_source=facebook&utm_medium=conteudo&utm_campaign=orquidea

Nenhum comentário: